Bioconstrução - Domingo, 17 de abril

domingo, 17 de abril de 2011


Hoje o dia foi bastante produtivo! Dessa vez éramos apenas três - eu, Edmilson e Elbert - mas demos um belo gás na fundação. Muito esforço e cansaço, que se pagam quando observamos o progresso da obra. Apesar de parecer pouca coisa aos olhos, conseguimos descer praticamente todas as pedras que já tinham sido extraídas pelo amigo Zé Maria (caba trabaiadô) e pelo Edmilson. Com elas preenchemos todas cavas das paredes externas (as internas levarão superadobe direto). Ainda temos que nivelar a fundação e eleva-la alguns centímetros acima do chão. Essa etapa levará solocimento, além das pedras. Estamos providenciando uma grande peneira para filtrar a matéria orgânica da terra que usaremos. Alguém aí tem uma tela metálica que possa nos arranjar?

Para acelerar o processo de fundação vamos contratar gente pra extrair mais pedras, ajudar a transporta-las e arrancar o que ainda resta de tocos na área da casa. Estamos fazendo de tudo para aproveitar o material do próprio terreno, evitando custos e degradação externa para resolver um problema que tem solução local.

Na terça-feira (19/04) vamos contar com a motosserra do amigo Gunnar para detonar os troncos gigantes de babaçu largados pelo terreno, que atrapalham bastante o transporte de material e aumentam o cansaço. Também vamos usa-la para cortar mais algumas palmeiras, que estão muito próximas da casa. Mas quanto a isso não tem problema, pois aqui o babaçu abunda! O Gunnar também vai usar sua picape para levar meio mundo de materiais e ferramentas até o terreno. E assim, com muita ajuda e cooperação, nossa bioconstrução vai prosseguindo, apesar da desconfiança dos moradores da região, que não acreditam muito que dá pra fazer casa ensacando terra, rs...

Ah, sim! Temos uma boa notícia para os voluntários: a dona Socorro (mãe do Edmilson) que não é besta, viu que a nossa casa ainda vai levar um tempinho pra ser concluída e mandou subir rapidinho uma casinha simples. Agora temos para onde fugir do sol e da chuva, descansar e guardar ferramentas. Antes da semana santa iniciaremos a construção das paredes de taipa (pau-a-pique). Voluntários, como sempre, são bem vindos!

O Edmilson pirou nas fotografias e o resultado são essas fotos aí em cima. Quero ver VOCÊ nas próximas! :)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB