Faremos bom uso dos materiais do próprio terreno, como pede a bioarquitetura: madeira, barro, pedras e areia locais serão aproveitados. Até a água utilizada será do poço local. Usaremos pedras e solocimento (mistura de barro com uma quantidade mínima de cimento) para a fundação e parte das paredes. O restante será feito em superadobe, uma técnica revolucionária que permite construir estruturas seguras e termicamente confortáveis usando sacos de areia. O piso será de barro compactado, o telhado ainda será definido, a pintura será de geotinta ou tinta de gesso e faremos ainda uma fossa ecológica. Com a união dessas técnicas vamos reduzir os custos da obra a uma fração do valor que seria gasto com uma construção padrão de tijolo e cimento, além de usufruir das vantagens da bioconstrução e diminuir o impacto ambiental.
Processo de construção em superadobe.
Trabalhar com a terra é uma delícia!
Quem tiver interesse em vivenciar uma legítima prática de BIOCONSTRUÇÃO e quiser se voluntariar para esse trabalho, é só comparecer ao local nas seguintes oportunidades:
• SÁBADO, dia 02/04, a partir das 13h (tarde)
• DOMINGO, dia 03/04, a partir das 8h (manhã)
Nesses dois dias faremos as cavas e a fundação, cavaremos a fossa ecológica e faremos o teste dos sacos para o superadobe. Podem chegar mais tarde, mas apareçam para conferir e dar uma mãozinha. Os interessados por favor se manifestem através dos comentários ou da seção CONTATO para saber como chegar ao local. Estamos abertos a dúvidas, sugestões e alistamento de voluntários.
Abaixo encontram-se materiais para quem quiser saber mais sobre superadobe:
Clique aqui e veja fotos de construções em superadobe.
Vídeo explicativo sobre superadobe:
0 comentários:
Postar um comentário